O Xadrez Limoeirense recente

A atual década, a primeira de um novo século, coloca Limoeiro no cenário do xadrez Pernambucano em definitivo. Através de mais de 20 (vinte anos) houve uma lenta ploriferação do jogo nesta cidade. Eram jogadores que muitas vezes não ariscavam jogarem publicamente para não sofrerem censura ou rótulos de um jogo pouco conhecido na população limeirense. Assim que ainda nos anos 80 (oitenta) alguns limoeirenses, jovens em sua maioria se aventuraram em fazer deste nosso jogo uma prática em suas vidas. Aos poucos, outros foram se somando… Chega-se ao ponto de se organizar um campeonato na cidade com premiação e bastante disputa!! Walter Eudes apoiado por amigos fez este campeonato. Surge após a idéia de um clube específico para o Xadrez. Elias Ramos, artista, industrial e praticante do jogo foi quem tomou iniciativa da empreitada. Pela iniciativa de Elias, houve o primeiro contato de Limoeiro com Recife, específico do Xadrez. Foi organizada com extremo êxito uma simultânea com um mestre FIDE na cidade. Após pouco mais de um ano de funcionamento, encerra-se por falta de apoio o Clube de Xadrez de Limoeiro.
O movimento enxadrístico é retomado anos após por Rubens Sacramento – artista e jornalista pernambucano. Limoeirense por adoção e aficcionado do jogo, Rubens organiza novo espaço ao público local que funciona por mais de um ano junto com outra prática, esta mais popular, bem vivenciada na cidade: o jogo de damas. Passou-se mais de dez anos sem um novo espaço até que alguns amigos fundam o Clube Limoeirense de Xadrez em 2004.
Por este tempo, realiza-se em Limoeiro dois campeonatos abertos organizados pela Federação Pernambucana de Xadrez, com premiação em dinheiro mas ainda sem a participação dos limoeirenses.
No momento, em 2008 o cenário é bem diferente de 20 anos atrás. A Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Esportes, junto com o esforço do Vereador Geraldo Guerra conseguiram estabelecer o xadrez em algumas escolas municipais. Além de que há professores lecionando o esporte em escolas estaduais, a exemplo de um dos maiores defensores do xadrez limoeirense o Professor Carlos Eduardo. A boa nova desta fase é que o município adotou a Copa Municipal de Xadrez, evento que ocorre em outubro e que contempla todas as categorias do esporte.
Por tanto o xadrez em Limoeiro tornou-se popular.
Assumindo seu compromisso voluntário com o xadrez, Eduardo Cutinho realiza o Torneio da Inconfidência de Xadrez de Limoeiro, numa demonstração de que é possível acontecer encontros desportísticos e culturais de bom nível, mesmo numa época em que há desprestígios destes nortes em nossa sociedade. Eduardo sela de vez com este torneio seu vínculo com o xadrez limoeirense e por conseguinte com o esporte e com a cultura local, vindo a se somar aos que já encontram-se nesta batalha local há anos.

Walter Eudes – Comunicador Social – 21 de abril de 2008.

Anúncios

13 Respostas para “O Xadrez Limoeirense recente

  1. odieiiiiiiiiiiiiii
    td isso ,coloca uma coisa novaaaaaaa-*-*
    oxoxoxoxox

    • Caríssima Mirna (?)

      Você acertou em cheio!!! O Jogo de xadrez não tem nada de novo!! É inclusive milenar! Aí é que está a graça!
      Abraços,
      Walter Eudes

      P.S.: fique sempre a vontade para enviar seus comentários. Obrigado.

  2. odieiii que coida mais desatualizada , vamos começar a renovar né?
    começar a implatar outros tipos de atividade para o jovem limoeirense se distrair e entrenter …
    vamos começar algo mais atual para que realamente o jovens se enteressem de verdade e que não se restrinja apenas a um só grupo que pratica o xadrez e sim para que alcance outros públicos de jovens .

    RENOVA LIMOEIRO 😀

    • Caríssima Mirna (?)
      Agradeço seu comentário bastante pertinente sobre a ocupação sadia dos jovens limoeirenses. Não cabe a minha pessoa resolver esta demanda tão séria em Limoeiro e por aí a fora, até mesmo porque não consegueria. Estou junto com outras pessoas envaidecido e feliz por apresentar uma alternativa de atividade aos jovens além da apatia e o tédio: o jogo de xadrez! Ainda é um pequeno grupo que se interessa mas já foi bem meos pessoas e estamos nos empenhando que este número se multiplique sem perder a qualidade. Lembre-se que estamos numa época em que a DIVERSIDADE de interesses deve ser valorizada para uma sociedade melhor, mais feliz. Eu mesmo GOSTO MUITO do jogo de xadrez e conheço só aqui em Limoeiro umas duas dúzias de pessoas que também adoram este jogo, entre eles jovens! Por favor aceite minha sugestão de repensar sua opinião sobre o jogo de xadrez, é um jogo cativante que meche muito com o raciocínio e criatividade, com emoção e razão. Claro, você está certíssima: JAMAIS pode ser a principal atividade para os jovens locais, é preciso uma pluraridade de opções, cada um com seus interesses!
      Agrdeço seu comentário, sempre é importante. Repita-o quando quizer!
      Abraços,
      Walter Eudes

  3. odieiiii podreeeeeeeeeeeeeeeeee, pense numa bosta esse site ….

    PODRE PODRE PODRE

    • Cara Celina (?)

      você não é obrigada a gostar de nada nem mesmo na internet que é um campo vastíssimo de interesses. Sempre haverá coisas que nós não gostamos e até detestamos. Infelizmente tenho uma linha definidíssima de atuação e parece que não haverá muita mudança significativa nos próximos anos, daí lamento não tê-la como leitora interessada neste site. Mas saiba que é muito iportante seu comentário que, embora revoltoso mostra que você está preocupada e interessada em um Limoeiro melhor. Obrigado por sua participação e quando quiser pode postar seus comentários. Abraços,
      Walter Eudes

  4. Assembléia no Recife, no dia 16/04/2011 no Clube Português. Eleição da nova diretoria da Federação Pernambucana de Xadrez.

    Byron Veras (Clube de Xadrez de Garanhuns)

  5. Eleição da Federação Pernambucana de Xadrez, no dia 16/04/2011. No Clube Português do Recife às 14:00 Hs.

    Byron Veras (Clube de Xadrez de Garanhuns)

  6. Acho que deveriam colocar, novas coisas nesse site, mas fora isso é uma bom site.

    • Oi Rafael.
      Você está certo, precisaria-mos atualizar este site. Também gosto de como está. Mas acontece que os eventos de xadrez de Limoeiro e região são muito poucos e a nossa proposta inicial é apenas divulgação destes eventos. Outra coisa é a falta de patrocínio para que possamos trabalhar na atualização do site. Mas… talvez apareça algumas novidades por estes dias com o estímulo dos leitores!!! É só aguardar e conferir!!

  7. quero saber se eu fui campeão de xadrez no camoeonato que teve no otaviano basilio. meu nome completo é glebson rafael da silva luna
    e acho que fui campeão da categoria infantil

    • Olá Rafael!
      Como você sabe, o torneio do Otaviano Basílio apresentou falhas. Ocorre que, infelizmente não foi possível encontrar os verdadeiros vencedores de algumas categorias, assim foi na categoria infantil. Como organizador estou em falta com todos e todas e ainda apresento minhas desculpas. Talvez possamos ainda refazer a verdadeira colocação do torneio, estou vendo isso já desde o dia do torneio. Mas quero te cumprimentar pela sua EXCELENTE colocação geral!! Você ficou no 18° geral!! Isto é muito bom, pois os primeiros são os melhores jogadores, alguns são até profissionais do jogo de xadrez! Posso te afirmar de certeza: você teve uma colocação acima da média para sua categoria! Parabéns! E mais uma vez, desculpas.

  8. Queria saber se vai ter mais algum torneio de xadrez, aqui em Limoeiro, pois já faz algum tempo que estamos esperando por um torneio eé nada, vamos ver ai galera, o xadrez é um jogo muito aintgo, e merce respeito tanto quanto os outros esportes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s